Tertulino Brandão 

Em 2011 nascia um senhor que desejamos sempre ao nosso lado: divertido, irreverente, contador de causos, lendas e tantas histórias que ficamos acompanhando com uma certa magia no ar. Assim nos foi apresentado pelo vivandeiro Roger Castro sua segunda criação Tertulino Brandão”, vindo da Barra do Quarai este senhor não dispensa sua bombacha e chinela de couro, caminhar desengonçado e sorriso largo.

Quantos de nós paramos e olhamos para um senhor de idade e lembramo-nos de nossos avôs nos contando suas histórias, das formas mais impressionantes possíveis, muitas delas mais fantasiosas do que reais, mas nunca menos envolventes.

Roger Castro propõe com o nosso Tertulino um ganhar voos, a possibilidade de darmos asas a imaginação por meio das lendas e causos do nosso povo do Rio Grande do Sul.

Tertulino Brandão realiza animação cultural em diferentes eventos, contação de causos e lendas gaúchas, apresenta dois espetáculos denominados “O Bailão do Tertulino” e “Um qüera chamado Tertulino”. Os espetáculos versam assuntos do cotidiano dos pampas até temas mais profundos como o câncer de próstata apresentado no “Novembro Azul”.

Nosso gaúcho não dispensa em momento algum a sua gaiteira Catharina Azambuja, interpretada pela vivandeira Paloma Trevisan, fazendo da música tradicionalista um elo perfeito aos espetáculos.